quinta-feira, 19 de agosto de 2010

COMO SER UM JOVEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS!

Texto base: 1SM 13.14

Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.



1SM16: DEUS evidentemente havia orientado Samuel para que cada um dos 7 filhos de Jessé passasse perante ele. Ele então falaria em seu ouvido, em cada caso, dizendo se era ou não o escolhido(vv 7-10). Quando nenhum deles foi escolhido, Samuel sabia que alguma coisa estava errada, porque ele havia sido orientado para ungir um da familia de Jessé como rei. Ao perguntar, ele descobriu que havia outro filho que estava muito ocupado para ir à festa. Ele era jovem e talvez menor que os outros, mas havia sido escolhido por DEUS, que estava olhando o coração e não para a aparência externa. O SENHOR viu nele um homem segundo o seu coração(13.14). Davi era o mais novo dos 8 filhos de Jessé. Ele se tornou valente e vigoroso(16.18). É mencionado várias vezes como um poderoso guerreiro, capaz de fazer mais do que muitos outros em um combate. Ele matou um leão e um urso ainda quando era jovem(17.34-36).Os seus próprios homens poderosos reconheceram que ele valia por 10.000 deles na guerra(2SM 18.3). Quanto a aparência física, em sua juventude ele é descrito como ruivo e formoso de semblante e de boa presença(v 12). Tinha as verdadeiras qualidades de um rei, mas, comparado com seus irmãos mais velhos, ele não foi considerado importante o bastante para que o persuadissem a participar da festa(vv 7-11).

Assim como nós, Davi era um jovem que amava a DEUS. Vemos na vida de Davi qualidades que levaram a mover o coração de DEUS.



  1. TRABALHADOR

  2. RESPONSÁVEL

  3. OBEDIENTE

  4. VALENTE

  5. GUERREIRO

Sua principal qualidade era a CONFIANÇA no SENHOR. Mesmo quando ele passou por um momento de dificuldade em sua vida, ele não deixou de confiar em DEUS. O capitulo 24 de 1SM declara isso. Saul procurando matar Davi, vai a sua procura no deserto de En-Gedi. E Saul entra na caverna para descansar com seu exército, não imaginando ele que Davi já estava lá com seus homens. Davi não ouviu conselhos dos seus homens de confiança, mas, mostrou o quanto vale ser segundo o coração de DEUS. O verc. 6 declara que Davi sabia o valor de Saul, mesmo com seu declinio espiritual, Saul continuava sendo um ungido de DEUS. No final Saul reconhece que Davi era aquele que DEUS escolhera para reinar em Israel(v. 20). Que sejamos como Davi, confiantes e consciente que DEUS nos levantou para sermos jovens que faz a diferença, jovens guerreiros que batalham contra o exército do maligno, chamados para ganhar almas para CRISTO, chamados para vencer e por fim chamados para vida eterna, GLÓRIA A DEUS!!!


Para nossa meditação SALMO 112:


Aleluia! Bem aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre. Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo. Ditoso o homem que se compadece e empresta; ele defenderá a sua causa em juízo; não será jamais abalado; será tido em memória eterna. Não se atemoriza de más noticias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo. Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exaltará em glória. O perverso vê isso e se enraivece; range os dentes e se consome; o desejo dos perversos perecerá.


TODA GLÓRIA PARA JESUS!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário