sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Jesus - O Cumprimento Profético do Antigo Pacto


Leitura Bíblica em Classe Atos 3.18-26

Introdução

1. Figuras Proféticas
2. Instituições Proféticas
3. Profecias Diretas Acerca do Nascimento de Jesus

Prezado professor, a tarefa deste domingo será estabelecer ao seu aluno a centralidade do Senhor Jesus Cristo em toda a realidade cristã. Ele é o cumprimento das profecias do Antigo Testamento e o autor dos ensinos neotestamentários. No estudo de Cristologia não se pode depreciar Cristo, centralizando sua humanidade, em detrimento de seu atributo divino. Para os cristãos, Jesus Cristo é o Rei, sacerdote e profeta, mas também o ''cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo'' e reviveu (Ap 13.8).

Tem havido diferentes interpretações desta maravilhosa Pessoa, Cristo, que nos é descrita literalmente nos evangelhos. Durante os grandes períodos de controvérsia teológica, entre 325 e 451 e entre 1517 e 1648, os homens procuravam interpretar Cristo em termos de credos. Os místicos o vêem como o Cristo da experiência pessoal e imediata. Outros, nos séculos XVIII e XIX, falaram dEle como o Cristo da história e procuraram despi-lo do sobrenatural a fim de poderem ver nEle apenas uma pessoa humana. O verdadeiro cristão o vê sempre como o Cristo de Deus.

A fim de fazer distinções e dar respostas aos cristãos e a sociedade da época, as igrejas começaram publicar documentos de confissões de fé, através dos concílios, ao longo da história cristã: os Credos. Acerca disso Cairns destaca:

O método adotado pela igreja para resolver as diferenças fundamentais de interpretação sobre o significado da Bíblia foi a realização de concílios ecumênicos ou universais [...]. Houve sete concílios que representaram a Igreja Cristã toda. Os grandes líderes da Igreja de todas as partes do Império representaram suas respectivas religiões e participaram na busca de solução para os problemas teológicos que preocuparam os cristãos nesta época.

O prezado professor pode perceber que hoje temos a facilidade de confessar a humanidade e a divindade de Jesus Cristo sem maiores desconfortos. Mas há alguns séculos não era assim. Por isso é importante que seus alunos tomem conhecimento da relevância de estudar a pessoa de Cristo diretamente nas escrituras. E para esse labor a profecia tem um papel preponderante.
O estudo da profecia bíblica introduzirá a compreenção das diferenças, sobre o Messias Jesus Cristo, entre o Cistianísmo e o Judaísmo. Por exemplo, Jesus é chamado o ''Cristo'' (Messias, o ''ungido'').
Esse título está inserido em toda perspectiva judaica proveniente dos livros canônicos e profecias específicas, proferidas, pelos profetas. Quando o cumprimento dessas profecias é descrito em o Novo Testamento, na encarnação, vida, ministério, prisão, morte e ressurreição de Jesus, a revelação cristã é estabelecida e fazendo-se distinta do Judaísmo. Sobre essa diferença o teólogo David R. Nichos comenta:

O judaísmo espera que o Messias desempenhe um papel de destaque na libertação política da nação; o cristianismo ensina que Jesus é verdadeiramente o divino Messias, embora tenha recusado o governo político na sua primeira vinda - o que, na teologia cristã, como realidade futura, leva à necessidade da segunda vinda. São duas verdades baseadas, obviamente, nos ensinos de Jesus relatados em o Novo Testamento. As duas vindas de Cristo são dois pólos no plano de Deus, sendo cada um deles necessário para o quadro completo de Jesus, o divino Messias. Essa divisão das profecias não é possivel na teologia do Judaísmo e continua sendo uma grande barreira entre os dois sistemas.

O cumprimento profético da pessoa de Jesus Cristo é a chave para um verdadeiro estudo de sua Humanidade e Divindade. Ao longo do texto bíblico é possivel ver Cristo como servo, o profeta, mas também como o Senhor e Cristo, o Logos, o Filho do Homem e o Messias.
Professor prepare o seu aluno para conhecer a realidade da revelação de Deus ao homem. Diga a ele que, diferentemente de outras religiões onde sempre apresenta o homem em busca de Deus, Jesus Cristo representa o ato mais impensável e absurdo de toda a existência humana: Deus, por iniciativa própria, encarnou na humanidade fazendo-se plenamente ''Emanuel - Deus Conosco''.

domingo, 22 de agosto de 2010

LIÇÕES BÍBLICAS


A PAZ DO SENHOR!!!


A PARTIR DO PRÓXIMO SÁBADO TEREMOS SUBSÍDIOS DAS LIÇÕES, DIRETAMENTE DA CPAD, PARA CONSULTARMOS E APRENDERMOS MAIS DESSAS MARAVILHOSAS LIÇÕES!!!


QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!!!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Existe um pouco desses jovens em você?

A vida de Daniel, Hananias, Misael e Azarias para quem já conhece foi uma vida de dificuldades, ainda jovens foram levados cativos para babilonia uma terra diferente em costumes, deuses, cultura e etc. Mais em meio aquelas dificuldades eles colocaram um proposito em seus corações, de não se contaminarem com os manjares do rei (Dn.1.8). Dificil não é? Em meio aquela geração pagã se destacar. Mais aqueles jovens sabiam que o Deus dos céus lhes ajudariam. Foram destaque em meio aquele povo e Deus com certeza se agradou deles.
E você tem um pouco desses jovens?
Em meio a essa geração é possivel não se contaminar?
(1joão 2:14) eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
Sim, Deus te chamou te escolheu para ser a diferença em meio a um mundo corrupto, sujo, podre. Seja diferente porque você tem um Deus que sempre vai te ajudar. E através do teu exemplo almas venham à se renderem aos pés do salvador. (Que Deus te abençoe)
Postado por Gemeson Amaral (aux. umadalpe torres galvão I).

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

COMO SER UM JOVEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS!

Texto base: 1SM 13.14

Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.



1SM16: DEUS evidentemente havia orientado Samuel para que cada um dos 7 filhos de Jessé passasse perante ele. Ele então falaria em seu ouvido, em cada caso, dizendo se era ou não o escolhido(vv 7-10). Quando nenhum deles foi escolhido, Samuel sabia que alguma coisa estava errada, porque ele havia sido orientado para ungir um da familia de Jessé como rei. Ao perguntar, ele descobriu que havia outro filho que estava muito ocupado para ir à festa. Ele era jovem e talvez menor que os outros, mas havia sido escolhido por DEUS, que estava olhando o coração e não para a aparência externa. O SENHOR viu nele um homem segundo o seu coração(13.14). Davi era o mais novo dos 8 filhos de Jessé. Ele se tornou valente e vigoroso(16.18). É mencionado várias vezes como um poderoso guerreiro, capaz de fazer mais do que muitos outros em um combate. Ele matou um leão e um urso ainda quando era jovem(17.34-36).Os seus próprios homens poderosos reconheceram que ele valia por 10.000 deles na guerra(2SM 18.3). Quanto a aparência física, em sua juventude ele é descrito como ruivo e formoso de semblante e de boa presença(v 12). Tinha as verdadeiras qualidades de um rei, mas, comparado com seus irmãos mais velhos, ele não foi considerado importante o bastante para que o persuadissem a participar da festa(vv 7-11).

Assim como nós, Davi era um jovem que amava a DEUS. Vemos na vida de Davi qualidades que levaram a mover o coração de DEUS.



  1. TRABALHADOR

  2. RESPONSÁVEL

  3. OBEDIENTE

  4. VALENTE

  5. GUERREIRO

Sua principal qualidade era a CONFIANÇA no SENHOR. Mesmo quando ele passou por um momento de dificuldade em sua vida, ele não deixou de confiar em DEUS. O capitulo 24 de 1SM declara isso. Saul procurando matar Davi, vai a sua procura no deserto de En-Gedi. E Saul entra na caverna para descansar com seu exército, não imaginando ele que Davi já estava lá com seus homens. Davi não ouviu conselhos dos seus homens de confiança, mas, mostrou o quanto vale ser segundo o coração de DEUS. O verc. 6 declara que Davi sabia o valor de Saul, mesmo com seu declinio espiritual, Saul continuava sendo um ungido de DEUS. No final Saul reconhece que Davi era aquele que DEUS escolhera para reinar em Israel(v. 20). Que sejamos como Davi, confiantes e consciente que DEUS nos levantou para sermos jovens que faz a diferença, jovens guerreiros que batalham contra o exército do maligno, chamados para ganhar almas para CRISTO, chamados para vencer e por fim chamados para vida eterna, GLÓRIA A DEUS!!!


Para nossa meditação SALMO 112:


Aleluia! Bem aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre. Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo. Ditoso o homem que se compadece e empresta; ele defenderá a sua causa em juízo; não será jamais abalado; será tido em memória eterna. Não se atemoriza de más noticias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR. O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo. Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exaltará em glória. O perverso vê isso e se enraivece; range os dentes e se consome; o desejo dos perversos perecerá.


TODA GLÓRIA PARA JESUS!!!



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

COMEÇO...


A PAZ DO SENHOR!!!

É pessoal, estou criando este blog para que a mocidade de TORRES GALVÃO 1 possa postar a palavra de DEUS!!!
Estava em casa e o SENHOR colocou esse desejo em meu coração, este espaço está aberto para que possamos pelo ESPIRITO SANTO de DEUS trazer mensagens de conforto e ensinamento da palavra de DEUS.
Peço que nós em conjunto possamos prosseguir com essa idéia!!!
SIGAM NOSSO BLOG!!!

EU VOS ESCREVI, JOVENS, PORQUE SOIS FORTES, E A PALAVRA DE DEUS ESTÁ EM VÓS, E JÁ VENCESTES O MALIGNO. 1 JOÃO 2. 14b

VAI, POIS, AGORA, E EU SEREI COM A TUA BOCA, E TE ENSINAREI O QUE HÁS DE FALAR. EXÔDO 4. 12